Nós, da Educafro Brasil-Bahia, viemos nos manifestar sobre mais um episódio desolador para o Povo Preto brasileiro, em especial o baiano.

Na última Quinta-Feira(17), Bernadete Pacífico, Yalorixá, Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos- CONAQ, e Mestra da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares, localizada em Simões Filhos/BA, foi brutalmente assassinada com 14 tiros dentro de sua casa no Quilombo.

Há seis anos o seu filho, Flavio Gabriel Pacífico dos Santos também foi assasinado dentro do seu território Quilombola. Até hoje, o caso não foi solucionado pelas autoridades baianas.

Bernadete era ameaçada cotidianamente, fazia parte do programa de proteção à testemunha oferecido pelo Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania, e Direito Humanos. O programa falhou!

O assassinato da Yalorixá demonstra, mais uma vez, o quanto o povo preto de terreiro, quilombola, e ativista dos direitos humanos está desamparado pelo estado da Bahia, assim, o Brasil continua sendo líder no ranking de país com maior número de ativistas dos Direitos Humanos assassinados.

Nós, da Educafro Brasil- Bahia, reforçamos o nosso compromisso com a luta pela justiça dos homens, pela justiça na terra, com a realização de uma carta aberta destinada ao Excelentíssimo Governador Jerônimo, requerendo soluções imediatas para o controle das milícias e, também, dos grileiros que buscam de forma ilícita, roubar as terras dos menos favorecidos no estado da Bahia.

Não obstante, solicitamos que o programa de proteção a testemunha seja investigado por omissão, assim como a investigação e a prisão dos pistoleiros e do mandante do assassinato.

BERNADETE PACÍFICO VIVE!