Dino deve ser 5º negro na história do SF, mas compromisso com pautas raciais é incógnita.

Parte 1: Para o Frei David, a autodeclaração está sendo um campo fértil para fraudes, destruindo a inclusão de Afros. Somos a favor de que ocupem essas vagas, Negros-pretos e Negros-pardos. Somos radicalmente contra a possibilidade de Brancos-pardos ocuparem essas vagas. As comissões de heteroVERIFICAÇÃO estão sendo montadas encima de farças, como no caso do 12º Concurso para Cartório de São Paulo, onde a banca aprova todos os “amigos brancos” dos desembargadores que se declararam falsamente como negros e concorreram nas vagas de negros. É um escandalo sem tamanho e já entramos com processo no Conselho Nacional de Justiça.”

Parte 2:Frei David, coordenador da Educafro, afirma que a entidade defendeu fortemente a indicação de uma das mais de 10 mulheres negras que atendem, em 100%, todos os requisitos para o cargo de Ministra do STF. No entanto o Presidente LULA está com a dificil tarefa de Governar, tendo a minoria na Câmara e no Senado. Neste contexto nem sempre ele tem o direito de fazer o melhor, e sim o possível, dentro da composição de de um Senado e uma Câmara repletas de pessoas de direita e centro, que ainda estão raivosos, por terem perdido o uso abusivo do dito “orçamento secreto.” “Apesar de tudo, tenho a certeza de que Flávio Dino, para temática racial, deverá ser um dos melhores ministros de toda a história do Brasil”.

Parte3: Frei David ainda pergunta: “Gostariamos de entender, porque, como Governador as politicas que ele implantou não acabou com a violência e matança de nossa juventude negra e nem zerou os conflitos de invasão de terras quilombolas, sendo que o Maranhão é um dos Estados com a maior quantidade de Quilombos. A maioria sem regulamentação estadual e federal, até hoje. Vamos procurar o atual Governador para ver o que ele está fazendo em vista de superar este abandono governamental.”

Para saber mais informações:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/12/dino-deve-ser-5o-negro-na-historia-do-stf-mas-compromisso-com-pautas-raciais-e-incognita.shtml