Racismo nas Redes Sociais: EDUCAFRO Brasil no Caso Marcelo de Carvalho, uma Resposta Essencial ao Racismo e Xenofobia

A EDUCAFRO Brasil tem plena consciência de que o RACISMO só vai diminuir se todas as entidades afro-brasileiras, passarem a usar ações jurídicas como intrumento de punição aos racistas.

Vamos nessa? Contamos com toda organização civil(entidade) aliada as causas da justiça social para o povo preto!

 

A EDUCAFRO Brasil reafirma com veemência que a erradicação do RACISMO em nossa sociedade passa, inequivocamente, pela aplicação rigorosa da justiça. O recente caso envolvendo Marcelo de Carvalho, proprietário de uma rede de comunicação, que publicou em sua rede social (com grande alcance) posições racistas e xenófobas sobre o povo negro, especialmente imigrantes africanos, após um incidente particular de sua família na Espanha, evidencia a urgência de uma postura reparatória. Espera-se que alguém com tamanha influência na sociedade demonstre autoconsciência e assertividade, promovendo reparos contínuos e incisivos pelos danos causados.

A EDUCAFRO Brasil reafirma com veemência que a erradicação do RACISMO em nossa sociedade passa, inequivocamente, pela aplicação rigorosa da justiça.

 

Read more


Um Marco na Luta por Reparação Histórica para o Povo Negro

"A União manifesta publicamente o pedido de desculpas pela escravização das pessoas negras, bem como de seus efeitos"

Em um gesto de reparação histórica, o Estado brasileiro formalizou, em novembro de 2024, um pedido de desculpas à população negra pelas atrocidades da escravidão e pelo racismo estrutural que perdura até hoje. A medida, de profundo significado para a nação, foi resultado de uma longa batalha judicial e marca um novo capítulo na luta por igualdade racial. Contudo, apesar de sua magnitude, a notícia não recebeu a devida atenção de grande parte da imprensa nacional.
Um Marco na Luta por ReparaçãoRead more


 

Educação que transforma destinos - Revista Interação Juridica

 

Ninguém deve ser reduzido à condição que atravessa! O conhecimento é uma possibilidade real de reconstrução de identidade, autonomia e dignidade.

 

Read more

25 anos da primeira lei de cotas na UERJ! Uma luta Educafro, Frei David e da comunidade negra

 

25 anos da primeira lei de cotas na UERJ

Foi preciso ocupar a reitoria para a UERJ aplicar cotas. E agora, 25 anos depois, a luta continua.

Em 2000, EDUCAFRO pressionou o governo do RJ por justiça. A resposta? Silêncio e resistência.

Hoje, a exclusão continua, de uma forma mais sutil, a regra da segunda fase do vestibular da UERJ foi alterada: virou eliminatória e passou a cortar muitos jovens afro-brasileiros e pobres.

📢 Queremos o que é justo:

✅ Primeira fase eliminatória

✅ Segunda fase classificatória – como era no início do sistema de cotas.

A UERJ precisa honrar sua história! Cotas não são favores. São reparações! ✊🏾