A EDUCAFRO vem a público repudiar veementemente o episódio de racismo ocorrido ontem, 28 de maio, em um voo da Gol Linhas Aéreas com destino a São Paulo, saindo de Salvador (voo 1575). O fato de um comandante chamar policiais federais para obrigar uma passageira afro-brasileira, Samantha Vitena, a desembarcar do avião sem qualquer motivo minimamente plausível constitui uma atitude repugnante e inadmissível em pleno século XXI que não temos dúvida de afirmar que decorreu puramente do mais acintoso e declarado racismo.

A Gol Linhas Aéreas alegou que não havia mais espaço para acomodar a mochila a bordo, o que já foi desmentido pelo fato de que a bolsa já havia sido adequadamente guardada no espaço reservado para esse fim. Além disso, na mochila da passageira se levava um notebook, que só poderia ser transportado a bordo da aeronave. Portanto, a justificativa dada pela empresa para a ação do comandante é duplamente desmentida pelos fatos.

O caso é um exemplo claro de racismo, e a EDUCAFRO não pode permitir que uma empresa de grande porte como a Gol Linhas Aéreas perpetue esse tipo de atitude discriminatória e humilhante. Além disso, esse tipo de comportamento não afeta apenas a pessoa imediatamente atingida, mas a todas as pessoas negras que correm o risco de serem submetidas à mesma humilhação se a empresa não for obrigada a mudar seus procedimentos.

Infelizmente, esse não é um caso isolado. Em 2021, por exemplo, o biólogo Bruno Henrique Dias foi vítima de racismo em um voo da mesma companhia aérea entre Marabá e Brasília em virtude do seu penteado afro. A EDUCAFRO entende que a luta contra o racismo deve ser constante e que é preciso tomar medidas exemplares contra empresas que se mostram coniventes com atitudes discriminatórias.

A EDUCAFRO presta solidariedade à Samantha Vitena e já acionou seus advogados para estudar a adoção de medidas legais contra a Gol Linhas Aéreas. Acreditamos que esse tipo de atitude não deve ser tolerada em nossa sociedade e que é preciso unir forças para combater o racismo em todas as suas formas.
https://www.instagram.com/p/CroN_l5LCHk/?igshid=MDJmNzVkMjY=